Cultivo da batata

Cultivo da batata
A batata que só chegou a Portugal no século XVI é hoje um alimento indispensável na maioria das cozinhas. Trata-se de uma planta tóxica da qual não se devem consumir as folhas e os frutos, o tubérculo só perde a toxidade depois da cozedura.

As batatas que apresentam um ciclo de maturação mais longo, que normalmente ultrapassa os três meses e meio, geralmente são mais adequadas para o armazenamento. Conservam as propriedades por mais tempo (Benefícios da batata para a saúde)

As características das batatas dividem-se pelas várias variedades que nos são apresentadas. Com base na resistência, produção, conservação e ciclo podemos escolher as que mais se adequam às nossas necessidades. Veja aqui a lista: Variedades de batatas

Sementeira e cultivo da batata


Preparar a batata de semente em meados do inverno. Dispo-las num tabuleiro em local iluminado e isento de geadas até os rebentos atingirem uma média de 2 cm. Para incentivar o grelamento deve-se burrificar as batatas e cobri-las com uma serapilheira.
Cada batata contém vários grelos, que são aproveitados individualmente. Cortar as batatas deixando pelo menos 1 olho por pedaço. Convém deixar as talhadas a arejar por um dia pelo menos, para que as superfícies de corte sequem antes da plantação.
A temperatura do solo e do tubérculo deve ser semelhante na altura da plantação, facultando um desenvolvimento mais rápido.
A plantação deve ser realizada à profundidade de 13 cm, 25 a 30 cm de distancia entre plantas e 50 cm de distancia entre regos.
Os tubérculos devem ser manuseados com cuidado. Devem-se evitar choques e as quedas, de modo a assegurar que não hajam danos na altura da plantação. Qualquer ferida é uma possível porta de entrada às bactérias e fungos existentes no solo.

Solo e adubação da batateira


A batata é muito sensível à compactação e à má estrutura do solo. Os melhores solos são de textura média, ricos em matéria orgânica, arejados, com boa drenagem e moderadamente ácidos, preferindo valores de pH de 5,0 a 6,8. Evitar os solos com tendência ao encharcamento, principalmente nas culturas do cedo.
Os compostos maduros devem ser colocados com a antecedência, cerca de duas semanas a  a um mês antes da plantação. O solo deve ser trabalhado em profundidade, a lavoura para incorporação dos fertilizantes orgânicos não deve ser inferior a 25 cm. A profundidade das raízes da batateira alcança os 45 a 60 cm.
Se for necessário aumentar o pH do solo, a calagem deve ser realizada 1 a 2 anos antes de instalar a cultura da batata, com calcário dolomítico, que também contém magnésio.

Tratos culturais da sementeira da batata


Cobrir as plantas nas noites em que se preveja a ocorrência de geadas.
A temperatura ideal para o seu crescimento situa-se entre os 15º e os 20º, as temperaturas acima dos 27º a 30º travam o crescimento dos tubérculos.
Regar generosamente nas alturas de seca mantendo a terra ligeiramente húmida, mas sem exagerar, já que o excesso de humidade favorece o aparecimento de certas doenças. Até 15 dias antes da apanha finalizar as regas.
Amontoa de terra à volta do pé da planta é essencial para que os tubérculos não fiquem expostos à luz solar e não adquirirem a cor verde que caracteriza a produção de uma substancia tóxica prejudicial à alimentação humana e animal. A amontoa serve também como barreira par dificultar o contacto com as pragas inclusive a traça da batata.

Pragas e doenças da batateira


Tratar contra o míldio de 2 em duas semanas. Inicialmente na altura de maior crescimento, usar um produto sistémico, este entra na seiva da planta e acompanha o seu crescimento, protegendo os rebentos novos.
Se quiser usar produtos mais ecológicos pode optar pela calda bordalesa, mas lembre-se que esta funciona no modo preventivo.
Em situações mais adversas poderá ser necessário reduzir o o intervalo dos tratamentos.
Aos primeiros sinais de ataque do escaravelho da batateira, tratar com um insecticida, de modo a evitar a sua reprodução. Em pequenas hortas poderá matar o escaravelho manualmente na fase inicial e evitar a sua propagação.
O escaravelho hiberna  sobre a forma de ninfa enterrado no solo, portanto a rotação de cultura é um processo preventivo importante.

Colheita e armazenamento da batata


Colhem-se as batatas quando a rama começa a adquirir um tom amarelado, para um armazenamento longo deixar secar a folhagem.
A borboleta da batata pode causar grandes prejuízos nas batatas armazenadas, trata-se de uma traça difícil de combater e a melhor forma é usar medidas preventivas. Poderá optar por insecticidas ou por uma forma mais natural, como espalhar cinza de madeira misturada com cal virgem. Cobrir as batatas com ramas de ervas como o eucalipto, alecrim e outras ervas de aroma forte também têm dado resultados positivos.
Guarde-as em local escuro cobertas com com algo que não permita a penetração da borboleta da traça da batata e poroso de forma a permitir o arejamento. Eu sugiro um tecido e dou um exemplo de um lençol velho.

A origem da batata


A batata é nativa da América do sul, surgiu na cordilheira dos Andes e nas ilhas Chilenas, onde era consumida pela população nativa.  No século XVI foi levada para a Europa pelos navegadores espanhóis e ingleses, numa altura em que os Europeus passavam por uma grande escassez de alimentos, vindo a solucionar mais tarde parte do problema da fome. Posteriormente foi levada da Europa para a América do Norte, desde então começou a ser largamente difundida pelo resto do mundo, tornando-se um dos principais produtos agrícolas, sustentando a base da alimentação de muitas cozinhas. Foi apenas no século XVII  começou a fazer parte da alimentação dos Europeus, isto porque ela não foi valorizada inicialmente, começou por ser cultivada como planta ornamental e só mais tarde é que ela foi vista como uma possível solução da fome. Contudo até ao final do século XVII, a batata era um alimento pouco conceituado, fazia parte da alimentação dos pobres, era dada a escravos a aos animais, calcula-se que tenha sido apenas no século XVIII que ela começou a ser valorizada e a fazer parte da mesa dos nobres.

Atualmente os maiores produtores de batatas são a Polônia, a China, os Estados Unidos, a Alemanha e a Índia.

1 comentário: