Cultivo da Amendoeira

Cultivo, sementeira e plantação da Amendoeira

A amendoeira Prunus amygdalus é uma árvore ramificada que pertence à familia das rosáceas. Apresenta folhas caducas muito semelhantes às do pessegueiro e floresce normalmente entre Fevereiro e Abril.

O principal interesse desta árvore reside na sua semente seca a amêndoa, porém também é utilizada como planta ornamental. As amêndoas apresentam um sabor característico, suave e ao mesmo tempo oleoso. São classificadas em duas categorias, as doces e as amargas. Apenas as doces têm interesse para o consumo, uma vez que as amargas apresentam elevado teor de ácido cianídrico e apresentam alguma toxidade.

Caracteristicas da amendoeira


A amendoeira é muito semelhante ao pessegueiro, quanto ás exigências, formato das folhas e aspecto das flores, porém apresenta um porte maior e floresce mais cedo. Mas existem outras diferenças, tanto o pessegueiro como a nectarina são auto férteis, já a amendoeira, só em parte é auto fértil. As suas flores são hermafroditas, contudo apresentam alguma incompatibilidade e necessitam da polinização cruzada. Esse cruzamento é feito entre flores da mesma árvore, o pólen de uma flor poliniza o estigma da outra flor, portanto não é necessária a presença de outras árvores para ocorrer uma polinização satisfatórias.

Apresenta um sistema radicular profundo e alargado. Estas características permitem-lhe assegurar a água e os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento, mesmo em terrenos mais pobres.
A  árvore atinge em média os 4 a 6 metros, porém pode ir até aos 12 metros. Vai depender da variedade da planta, das técnicas culturais e das condições edafoclimáticas.

A amendoeira é uma árvore que aprecia climas temperados, porém também se adapta a climas extremos. Agradece uma boa exposição solar, encostas viradas a Sul e requer locais com boa drenagem. Suporta a secura, mas não se dá com a humidade. Não é exigente em questões de solos, no entanto dá preferência aos solos ligeiramente arenosos e profundos, com o pH situado entre 7,0 e 8,5.

Sementeira e plantaçõ da amendoeira


A propagação da amendoeira pode ser feita por semente ou por enxertia. A maioria das plantações são feitas com árvores compradas em viveiristas de confiança.

➢ Sementeira da amendoeira:
Prepare um vaso com aproximadamente 20 cm, coloque cacos no fundo de modo a favorecer uma boa drenagem e encha-o com um bom substrato.
Coloque 4 sementes livres da casca dura  a uma profundidade de 3 cm de profundidade.
Coloque o vazo num local iluminado e controle a humidade, mantenha a terra húmida mas não encharcada.
Proceda à sementeira no Outono, as sementes germinarão no inverno e emergirão na primavera.
Depois da emergência retire as plantas mais fracas e mantenha a mais vigorosa.
Mantenha a planta no vaso até ela alcançar o tamanho ideal para o transplante.

➢ Plantação da amendoeira:
No final do inverno, principio da primavera, abra um buraco com 40 cm x 40 cm, o tamanho suficiente, que garanta que o solo abaixo das raízes fique fofo.
Misture turfa na terra e aconchegue à volta da planta.
Regue imediatamente a amendoeira e continue com as regas à medida do crescimento da árvore, com o cuidado de não encharcar.
Após a plantação, disponha uma camada com a espessura de 5 cm de estrume bem curtido ou composto, num raio de 45 cm. Restaure esta camada no mês de Fevereiro de cada ano.
Caso pretenda plantar mais alguma amendoeira deixe um espaçamento de 6 metros.

Manutenção da amendoeira


De Dezembro a Janeiro execute uma poda na árvore, de modo a favorecer a entrada de luz dentro da copa e permitir o crescimento de novos ramos. Os galhos mortos ou doentes deverão ser removidos imediatamente e destruídos, de modo a reduzir as fontes contaminadoras.

Anualmente comece com pulverização de um fungicida cúprico à queda das folhas e repita a operação em Janeiro.

Controle as ervas daninhas periodicamente, num raio de 1,5 m do tronco da planta, de modo a não deixar as invasoras concorrerem pelos mesmos nutrientes e pela mesma água, o que pode ser fatal em árvores pequenas.

A colheita das amêndoas efectua-se em fins de Agosto, princípios de Outubro, os invólucros abrem-se e elas caem naturalmente.
Depois de devidamente limpas e separadas dos invólucros, coloque as amêndoas a secar em local arejado, o ideal é receberem uma exposição solar directa.

Curiosidades sobre a amendoeira 


A amendoeira é originária da Ásia menor e Nordeste de África. Na antiguidade era cultivada nas imediações do mar Mediterrâneo.

Após a transplantação uma  amendoeira leva aproximadamente 2 a três anos a dar fruto e atinge a sua plenitude em aproximadamente 10 anos, nesta fase uma árvore saudável podada em forma de taça, pode atingir os 50 kg de amêndoas.

1 comentário:

  1. Confirma ser essa árvore existente no Parque Estadual do cocó, em Fortaleza, uma amendoeira prunus dulcis?
    Abraço do luciano

    https://www.youtube.com/watch?v=lOLUwSSI4J8

    ResponderEliminar