11.27.2017

Usos do vinagre na horta e no jardim

Usos do vinagre na horta e o jardim

O vinagre é daqueles produtos multifacetados que dão para quase tudo. Ele oferece grandes vantagens à saúde ( Benefícios do vinagre) e ajuda nas limpezas da casa, mas sabia que ele também pode ser utilizado na horta e no jardim?
O vinagre é uma alternativa saudável que está dentro do grupo de produtos que solucionam vários problemas das plantas sem afectar a nossa saúde e o equilíbrio do meio que as envolve.

6 maneiras de utilizar o vinagre na horta ou no jardim


Elimine formigas com vinagre: Estes insectos não resistem ao baixo pH do vinagre e acabam por sucumbir quando entram em contacto com ele. Pulverize as áreas afectadas com o vinagre e volte a repetir até acabar com a praga de formigas.

Melhora a saúde das plantas que gostam de solos ácidos: Os solos ácidos geram problemas à maioria das plantas, porém existem plantas que encontram neles as condições ideais, as plantas acidófilas: azaleas, gardenias, camélias, rododendros, hortênsias e urze entre muitas outras. Misture uma colher de sopa de vinagre em 2 litros de água e regue as suas plantas com esta solução uma vez por semana, em pouco tempo notará a diferença.

Combate os pulgões e fungos nas plantas: Pulverize as plantas afectadas com pulgões ou outros insectos sugadores, com uma solução de 1 litro de água para uma colher de sopa de vinagre e outra de sabão. Eu uso sabão da louça: Detergente da louça para matar piolho e cochonilha.
Para o controle de fungos, faça um litro de chá de camomila e junte uma colher de sopa de vinagre. Borrife as plantas com esta solução.

Ajuda a eliminar a mosca da fruta: Não mata, mas atrai-as e possibilita reduzir significativamente a população. A técnica consiste em atrair este insectos para uma garrafa com pequenos furos e levá-los ao afogamento. Misture uma parte de vinagre, com 3 partes de agua e duas colheres de sopa de açúcar. Coloque a mistura na garrafa e pendure-a perto do pomar. Sugiro que veja aqui os pormenores: Armadilhas para a mosca da fruta.

Aumenta a vida das flores nos vasos: As flores depois de cortadas têm pouca durabilidade, mas poderá aumentá-la um pouco juntando umas gotas de vinagre de vinho branco na água da jarra das flores.

Elimina as ervas daninhas: Sim é verdade que elimina ervas daninhas, porém não é uma solução muito praticável, em espaços médios seriam necessáriasgrandes quantidades para efeito, e vamos ser claros, em áreas pequenas é mais viável remover as ervas à mão. Contudo poderá ser útil quando se pretende eliminar as daninhas em locais difíceis, com juntas, passagens ou muros. Misture 200 ml de agua morna com uma chávena de sal e duas de vinagre de vinho branco. Tenha cuidado com a mistura, ela leva sal e poderá e poderá o equilíbrio natural do solo.

Sem comentários:

Enviar um comentário