9.22.2017

Cultivo e Produção de Araçá

Cultivo e produção de Araçá

Hoje vou falar de uma árvore subtropical, o araçá ou araçazeiro, pertence à espécie Psidium Cattleianum, da família Myrtaceae e têm com origem no Brasil. Falamos de uma árvore que floresce de Junho a Dezembro e os seus frutos amadurecem de Setembro a Março. As suas flores são brancas com muitos estames e nascem nas axilas das folhas, resultam em pequenos frutos redondos com polpa doce e sumarenta, plena de benefícios. (Benefícios do araçá para a saúde)

Até à bem pouco tempo eu desconhecia a existência do araçazeiro, foi-me dado a conhecer por uma amiga que a tinha dois exemplares carregada de fruto no quintal , fiquei fascinada. Para melhorar o meu fascínio aínda tive direito à prova dos dois tipos, o araçá vermelho e o araçá amarelo, gostei dos dois mas o vermelho cativou-me mais, o seu sabor faz-me lembrar uma mistura de manga e a goiaba.
Para melhorar ainda tive direito a duas plantas, que já frutificaram sem nenhuma dificuldade. Já ultrapassaram dois Invernos, umas boas camadas de geada e a travessura dos meus cães. Moral da historia: O araçá dá-se muito bem em Portugal.

Solo e localização ideal do araçazeiro


As condições ideais para a planta do araçá, são um solo arenoso rico em matéria orgânica, com pH entre 4,5 e 6,2. Contudo adapta-se bem a outro tipo de solos desde que bem drenados. O araçazeiro é uma árvore de origem subtropical todavia adapta-se a diversos tipos de clima, pode inclusive resistir a temperaturas negativas até - 4º e suportar períodos curtos de encharcamento do solo. Características que permitem o cultivo e a produção de araçá em Portugal.

Sementeira e plantação do araçá


A propagação do araçazeiro é feita por semente, que têm a particularidade de germinar muito bem. Geralmente germinam espontaneamente dos frutos caídos das árvores. O método habitual é retirar a semente de frutos maduros, lavá-las e secá-las. Coloca-se 4 a 5 sementes a uma profundidade de 1 cm, num vaso com aproximadamente 20 cm, cheio de substrato, rega-se com moderação e espera-se pela germinação que se dará entre 20 a 40 dias conforme as condições e a temperatura do ambiente.

Quando as plantas alcançarem 50 a 60 cm, mude para um local ensolarado com solo rico em matéria orgânica. Abra uma cova com pelo menos 50 cm de largura e profundidade e enriqueça-a com húmus decomposto, aconchegue a planta e regue generosamente.

Tratos culturais do araçazeiro


A planta cresce rapidamente e não requer muitos cuidados. Porém ela se desenvolverá melhor se anualmente durante o inverno, fizer uma adubação de cobertura com estrume bem curtido ao redor da árvore e se fizer a monda das ervas daninhas de forma a não as deixar competir com o araçazeiro. Também é importante fazer uma poda de formação, eliminar os ramos mortos, retirar os rebentos da base e arejar o interior da árvore.

Sugiro que veja também: Cultivo do abacateiro

Sem comentários:

Enviar um comentário