7.31.2017

Uso da casca de ovo na horta


Uso da casca do ovo na horta e jardim

Regra geral as cascas de ovo que utilizamos na cozinha acabam no lixo, porém elas têm imensas utilidades seja no jardim seja na horta.
As cascas de ovo são uma potencial fonte de cálcio, fosforo, magnésio e outros minerais úteis ás plantas, ademais elas possuem características físicas que lhes permitem afastar algumas pragas.

5 maneiras de utilizar a casca de ovo na horta e no jardim


1-Como fertilizante de libertação lenta: A casca de ovo é rica em cálcio e outros elementos, quando a trituramos e misturamos com a terra ou substrato que vamos utilizar o cálcio vai-se libertar gradualmente e satisfazer as necessidades das nossas plantas. Poderá adicionar as cascas do ovo ao compostor e enriquecer o novo substrato.

2-Controle de lesmas e caracóis: Triture as cascas de ovo e espalhe-as à volta da planta, é uma maneira eficiente e ecológica de manter estas pragas afastadas, com a vantagem de simultaneamente estar a enriquecer a terra.

3-Como recipiente para novas sementeiras: Quando inteiras poderá utilizar as metades de cascas de ovo como com invólucros para as novas sementeiras. Com ajuda de uma faca ou outro objecto afiado faça um pequeno furo no fundo da casca, encha-a de substrato e coloque a semente pretendida. Na hora do transplante, plante directamente na terra com casca e tudo.

4-Fazer um fertilizante rico em cálcio: Algumas plantas têm necessidades de um aporte rico em cálcio, como as roseiras, as macieiras, dentre outras. Podemos secar bem as cascas de ovo, triturá-las e misturá-las com borras de café. Teremos um adubo enriquecido com diversos nutrientes, depois é só usar como qualquer outro fertilizante.

5-Enriqueça a ração dos animais domésticos. Depois de secas, triture a as cascas de ovo e acrescente-as à alimentação dos animais. As galinhas precisam de um bom aporte de cálcio e quando este falta elas podem começar a comer os próprios ovos.  Esta dica sai um pouco do âmbito da horta e do jardim e entra na pecuária, mas não deixa de estar interligada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...