Cultivo da planta do mamão papaia (mamoeiro)

Cultivo da planta do mamão e da papaia (mamoeiro)

O meu entusiasmo por árvores de fruto é ilimitada, ando sempre à procura de plantas e frutos novos. Já tive o prazer de comer mangas de produção própria e agora tenho a expectativa de comer mamão papaia. Mesmo não conhecendo nenhum exemplar desta árvore em Portugal, decidi experimentar. O começo da minha experiência teve inicio num mamão de supermercado, retirei-lhe as sementes, sequei-as, semeei-as e deu-se o inicio da minha nova aventura, que podem ver na foto acima. Com base em muita pesquisa passei aos seguintes passos, vamos ver se chego a bom porto.

Características das plantas do mamão papaia


Segundo consta a papaia é uma planta que pode atingir os 5 metros de altura e embora pareça uma árvore, ela é apenas uma erva gigante de crescimento rápido e vida curta.
Contudo parece que existe macho e fêmea e na na fase inicial não existe uma forma confiável de ver se a planta é macho ou fêmea. A planta macho produz um caule longo e fino com diversas folhas, contudo é na floração que podemos definir o sexo do mamoeiro. As flores do mamoeiro macho ficam dependuradas e afastadas do caule da planta.
Embora as flores dos mamoeiros machos não se transformem em frutos viáveis, elas têm a importante função de fecundar as flores dos mamoeiros fêmeas. Espere que a planta cresça aproximadamente 90 cm de altura para determinar o género de cada planta.
Contudo existem algumas plantas que são hermafroditas, ou seja produzem flores dos dois tipos e se autopolinizam. Geralmente os mamões e as papaias que se encontram no mercado têm origem em plantas hermafroditas, geram mais interesse pelas características do fruto e pela viabilidade económica.

A papaia é uma planta tropical, que se desenvolve melhor com temperaturas entre os 19º e os 25º. Quando a temperatura desce abaixo dos 15º, a planta sofre, pára o desenvolvimento vegetativo e reduz o florescimento.

Sementeira e plantação do mamão


O solo deve ser profundo, permeável e rico em matéria orgânica. A planta também necessita de um bom aporte de potássio, boro e zinco. O pH deve situar-se entre os 5,5  e os 6,7. Recomenda-se a correcção da acidez do solo através da calagem.

A planta da papaia gera melhores resultados com adubação orgânica, os estrumes de gado bem curtidos são os mais indicados. Este tipo de fertilização, têm aínda a vantagem de melhorar a estrutura do solo.

O mamoeiro pode ser multiplicado por meio de sementes, de estaca ou enxertia. Contudo a propagação de sementes é a mais utilizada. São escolhidas as sementes de um fruto sadio, livres de pragas e doenças visíveis, deve apresentar um bom tamanho e forma regular.

Coloque 4 sementes num vaso com substrato, com cerca de 1.25 cm profundidade e regue-as, tendo o cuidado de não encharcar. Depois de elas germinarem retire as mais pequenas e deixe apenas uma, a maior ou a que apresentar melhor desenvolvimento. A germinação leva aproximadamente 15 dias.

Transplante as plantas quando elas alcançarem os 15 a 20 cm. Quando colocadas definitivamente no lugar, deve respeitar de um espaço de 2 metros entre as plantas e 3 a 4  metros entre linhas.

Tratos culturais do mamoeiro


Deve-se eliminar o excesso de brotos, de forma a prevenir ataques de pragas e doenças.

A rega deve ser persistente, mas sem exageros. O mamoeiro é uma planta exigente em água, contudo é sensível ao encharcamento.

Em condições favoráveis a floração dá-se 4 a 6 meses após a sementeira, os frutos levam 5 a 6 meses a completar a maturação. Devem ser colhidos com uma ligeira torção, com o cuidado de não ferir a casca.

As maleitas mais preocupante da papaia são o vírus do mosaico e vírus da mancha anelar do mamoeiro. O virus do mosaico provoca o amarelecimento e enrugamento das folhas mais novas, o clareamento das nervuras e uma paralisação no crescimento da planta que se vai reflectir na qualidade do fruto, ou mesmo a morte da planta.
O vírus da mancha anelar, também apresenta o amarelecimento das folhas e clareamento das nervuras, apresenta também a redução da lamina foliar e umas estrias oleosas nos pecíolos. Leva a redução da produção e à possível imprestabilidade dos frutos.
Como não existem tratamentos específicos para estas doenças, a melhor forma de controle reside na eliminação das plantas contagiadas.

21 comentários:

  1. Respostas
    1. Sou do minho sou uma fá de frutos tropicais já consegui,pera avacat,romã, kwiu,agora tenho plantas de mamao com 50cm,estou na espetativa de conseguir fruto nada é impossivel,se consegui avacat romã kwui se Deus quiser também vou conseguir,mamão papaia.

      Eliminar
    2. Consegue se sim.Eu tenho na minha estufa,já tirei mais de 30 em duas vezes.Neste momento tenho duas,uma com frutos outra com 80cm de alturas e umas dez num vazo nascidas na estufa para transplantar.Foram colocadas na terra e com estrume de galinha.Soberbo.

      Eliminar
    3. Sou da zona de Coimbra,onde também cultivo abacaxi.Ja tirei 6,neste momento tenho outro cá fora mas já vou
      nas 18plantas. O penúltimo que tirei,além do abacaxi,também 3 filhotes. Que lindo.

      Eliminar
  2. Os meus mamoeiros estão com um palmo. Semeei a partir de sementes de um fruto de hipermercado em Fevereiro, mas elas demoraram dois meses para nascer. Na verdade, só quando parei de regar a terra por desistência é que elas nasceram. Fui cortando as mais frágeis e doentes para desbastar a sementeira. Quando algumas se tornaram mais fortes do que outras mudei 5 para vasinhos individuais. Hoje, voltei a mudar mais 5 das restantes que estão ainda bastante pequenas relativamente às que mudei antes. Ainda tenho várias na sementeira, apenas por receio de não ter nenhuma fêmea naquelas que selecionei. Estão bonitas e bastante verdes e há uma delas que cresce muito mais rápido que as restantes, mas mesmo assim penso que o desenvolvimento no geral tem sido demorado. Gostava que elas crescessem o máximo até ao fim do verão pois depois será mais complicado. Estou desejosa para saber qual o gênero de cada uma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Queria saber como correu essa experiência, se houve frutos e em que época do ano. Tenho algumas mudas com cerca de 40cm de altura agora no início de outubro e temo não conseguir uma florada antes do início do inverno. Bem haja!

      Eliminar
  3. Boa noite. Gostaria de saber como correu com as vossas experiencias. Muito obrigado e aguardo novidades

    ResponderEliminar
  4. Boas Pessoal, semeei sementes de mamão papaia há coisa de um mês, elas acabaram de brotar esta semana. E estão crescendo bem rápido, apenas um vazo não brotou nenhuma semente. E descobri o porquê, a terra tinha algumas pedras que dificultavam que a água saisse do vaso, o que fez com que as sementes apodrecessem com excesso de humidade. Voltei a semear nesse mesmo vazo com terra lá da quinta do meu pai, terra bem fértil, e agora é esperar para ver. Pelo que pude ler em alguns blogues brasileiros, o frio mata o mamoeiro, tenha muito cuidado no inverno. Se possível coloquem-nos dentro de casa, mas onde possam apanhar sol e ar.

    ResponderEliminar
  5. Bom domingo! Alguém me pode informar se esta planta dá fruto estando plantada dentro de vaso? E se sim, qual o tamanho de vaso mais recomendável? Agradeço muito desde já uma resposta.

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. Estrume de gado bem curtido. (Galinha, cavalo, vaca)

      Eliminar
  7. Bom dia. No Algarve, em que altura se colhem os frutos do mamoeiro?

    ResponderEliminar
  8. Boa noite,
    Desejava saber que tipos de frutos subtropicais tem é se vende em quantidade.
    Cumprimentos,
    Ana Paula Salgueiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. Eu tenho para venda, plantas de Araçá Roxo, vermelho e amarelo, e papaias.

      Eliminar
    2. O seu contacto por favor - estou interessado Obrigado

      Eliminar
  9. Adoro frutos tropicais,queria fazer uma pergunta quantas vezes no ano árvore da papaia dá fruto eu vivo em Portugal algarve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em zonas de clima tropical o mamão produz frutos o ano inteiro, mas em Portugal só produzem uma vez no verão

      Eliminar
  10. Tenho vários mamoeiros cheios de frutos que produzem o ano inteiro... só que é na minha fazenda no Brasil :-) Aqui em Portugal é complicado porque é uma planta de clima tropical.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia...
    Eu semeei mamoeiros mas após brotarem nao sei porque acabam por murchar e secar passado poucos dias... Eles estao num sitio a meia luz e nas mesmas condicoes onde araças/meloas/tamarindos/maracujas nascem e desenvolvem-se naturalmente...
    Tenho de usar um substrato mais ácido?

    ResponderEliminar
  12. Junto ao rio Douro a 20km do Porto faz clima ameno. Resolvi experimentar árvores tropicais já que o clima está a mudar para mais quente e seco .
    Abacate , manga , araçá, goiaba, anona , maracujá , pytaia, kiwi,papaia, pitanga todas muito bonitas e algumas já deram fruto . Estou satisfeito com a experiência.

    ResponderEliminar
  13. Olá gente anonima tudo bem com as plantações? Se for possivel gostaria de saber onde comprou aracá, tambem sou uma apaixonada por espécies exóticas e já tenho algumas, abacate, gojabas, anonas,manga, mamão maracuja roxo e amarelo, pitangas e framboesas e gostaria de partilhar e conhecer experiências com pessoas que têm a mesma paixão. Boa semana para todos vós

    ResponderEliminar