Carências nutricionais das plantas, conheça os sintomas

Carências nutricionais das plantas, conheça os sintomas

A falta ou excesso de qualquer nutriente pode causar graves problemas no desenvolvimento da planta e causar carências nutricionais. Existem vários nutrientes necessários ao bom desenvolvimento das plantas: gasosos, sólidos e líquidos, que se dividem em dois grupos, os macro nutrientes e os micronutrientes.
Os gasosos não são preocupantes, são extraídos diretamente da atmosfera. Sendo eles o carbono, o oxigénio e o hidrogénio. Os restantes são normalmente absorvidos pela planta através do solo.

Os macronutrientes são de um modo geral absorvidos em maior quantidade pela planta.
Os micronutrientes são necessários às plantas em pequenas quantidades e acima de determinadas concentrações podem causar efeitos tóxicos. Todos os nutrientes são importantes, a definição de macro e de micro apenas definem a quantidade necessária, não a importância.

Carência não significa ausência, o elemento em questão até pode estar, mas é anulado pelo excesso ou falta de outro elemento. Para todos há necessidade de um equilíbrio, uma só carência pode comprometer todo a nutrição da planta e o excesso de um nutriente pode comprometer o desempenho e a absorção de outro.

Sintomas das carências nutricionais das plantas


Carência de azoto (N)
Amarelecimento e queda prematura das folhas, as primeiras folhas a ficarem amarelas, são sempre as mais velhas. Provoca o encurtamento dos entrenós e potencia paragem de crescimento dos lançamentos jovens. Reduz a quantidade  e qualidade da produção, diminui a percentagem de vingamento dos frutos.
Excesso de azoto- Aumenta o vigor e consequentemente a planta fica mais propicia a doenças. Atrasa a maturação dos frutos.

Deficiência de fosforo (P)
Diminuição de crescimento da planta, raízes atrofiadas, os rebentos e os talos ficam mais finos e murcham. Perda de vigor generalizada e floração insignificante, fraca qualidade dos frutos.  Os sintomas de deficiência se manifestam primeiramente nas folhas mais velhas, com cor amarelada ou verde azulada, falta de brilho e alguma rigidez. No milho a carência de fosforo manifesta-se com coloração arroxeada.

Falta de potássio (K)
Amarelecimento das folhas mais velhas na zona do limbo, podendo também levar à necrose em casos avançados, a começar pelas folhas mais velhas. O crescimento é retardado.
Frutos duros, com calibre e coloração inferior. Atraso na maturação dos frutos. 

Falta de magnésio (Mg)
O principal sintoma de deficiência de magnésio é caracterizado pelo amarelecimento das folhas velhas na forma de clorose internerval, com posterior necrose. As folhas ficam amarelas com nervuras muito verdes. Diminui o desenvolvimento da planta, o rendimento e a qualidade. 

Deficiência de boro (B)
Redução do tamanho, amarelecimento e deformação das folhas novas e posteriormente morte da gema apical. Crescimento reduzido, deformação dos pontos de crescimento e encurtamento dos entrenós, menor resistência ás infeções, diminuição da área foliar. Bolhas nas cascas das árvores.
Abortamento floral. Deformação, dessecamento e rachamento dos frutos. 

Falta de cálcio (Ca)
As folhas mais novas deformam e amarelecem entre as nervuras, contudo as nervuras não ficam tão verdes como na falta de magnésio. Pode levar a planta à morte. Formação de "bitter pit" nos frutos, ou seja umas manchas negras e amargas. Redução da firmeza dos frutos, descoloração e firmeza da polpa. Inferior capacidade de conservação.

Falta de cobre (Cu)
Amarelecimento das folhas e dos ramos mais novos, deformação dos pontos de crescimento.

Falta de zinco (Zn)
Folhas mais novas amarelas e muito pequenas, frutos pequenos e dificuldade na maturação, entrenós curtos.

Carência de Enxofre (S): As folhas ficam amarelecidas á semelhança da deficiência de azoto, contudo neste caso, o amarelecimento é mais uniforme estendendo-se a toda a planta.

Deficiência de Manganês (Mn): Crescimento vegetativo atrofiado, baixa produção e qualidade reduzida.

Nem sempre é fácil ter certezas apenas com o aspeto da planta, até porque alguns sintomas das carências nutricionais se confundem. A única forma de chegar a uma conclusão certa é através da analise foliar. 

1 comentário:

  1. Ótima a explicação, mais como resolver o problema? vc não falou nada, não adianta.

    ResponderEliminar