Cultivo da cebola

Cultivo da cebola

A cebola (Allium cepa) é uma planta bienal cultivada como anual, que pertence à família Liliaceae. Nenhuma cozinha prescinde das suas qualidades, ela garante um sabor mais doce aos cozinhados. Além disso ela contém substancias com reconhecidas qualidades terapêuticas. Leia mais em:  Benefícios da cebola para a saúde.
Não oferece dificuldades no seu cultivo, é uma planta bastante tolerante e resistente. Apresenta distintas variedades, que se determinam pelo tamanho, cor e aroma, podendo ser brancas, amarelas, roxas ou vermelhas .

Condições favoráveis ao cultivo da cebola


Escolha um local aberto e soalheiro. O solo deve ser fértil e com boa drenagem. o local deve ser preparado com cava dupla, ao qual deverá ser incorporado matéria orgânica bem decomposta.
O pH do solo deverá se situar entre os 5,5 e os 6,8. As cebolas tem raízes frágeis, não de dão bem em solos secos e pesados

Geralmente é plantada na época fria, contudo ela consegue resistir a variadas temperaturas. As temperaturas ótimas ao cultivo da cebola situam-se entre os 13 e os 25ºC. A temperatura fresca na fase inicial de crescimento associada a pelos menos 6 horas de sol direto, ajudam a produzir bolbos de maior qualidade e maiores dimensões.

Sementeira e transplante da cebola


Os diferentes tipos de cebola é que determinam a época em que estas devem ser plantadas, contudo é importante que a tarefa seja realizada no minguante. Leia mais em: A influencia da lua na agricultura 
A sementeira pode realizar-se diretamente no solo ou em tabuleiros. A germinação demora aproximadamente 2 semanas quando a temperatura do solo anda à volta de 10ºC.

Transplante da cebola
O transplante deverá ser realizado quando o caule do cebolo atinja cerca de 5 mm de grossura e quando o risco de geadas seja mais reduzido. O cebolo deve ser despontado cerca de 2 terços e as raízes também deverão sofrer um pequeno aparo no comprimento. O transplante definitivo deverá ficar a uma profundidade de 2,5 centímetros de profundidade.
O espaçamento entre as plantas pode variar mediante as condições de cultivo, contudo a distancia de 15 a 20 centímetros entre plantas e 30 a 45 centímetros entre linhas é a mais recomendada.

Tratos culturais da cebola


Mantenha os canteiros das cebolas livres de ervas daninhas. As sachas deverão ser leves e pouco profundas. Quando necessário efetue o arranque das ervas daninhas à mão.

Precisam de uma humidade uniforme, regue de forma regular mas sem encharcar, tendo em atenção o excesso de humidade é a primeira causa das podridões no canteiro e posteriormente no armazenamento. No final da fase de maturação deve parar com as regas.

Cuidado com os adubos azotados, quando administrados em exagero podem ser a causa da má conservação da cebola em armazém. Este tipo de adubação só deve ser efetuado caso o desenvolvimento vegetativo da planta seja deficiente.

Pragas e doenças da cebola


A podridão branca da base da cebola deve ser reduzida através da rotação de culturas, do controle de ervas daninhas e dos desbastes oportunos.
O míldio e o oídio devem ser tratados de forma preventiva com um fungicida apropriado ou se preferir um método natural e ecológico use: Calda de cavalinha

Colheita da cebola

Braço de cebolas
Geralmente a maturação da cebola demora uma média de 5 meses após o plantio. Execute o levantamento quando elas apresentarem a rama amarelecida e seca.
Antes do armazenamento a cebola deve ser seca por uns 8 a 10 dias, sem a incidência direta dos raios solares.
Certifique-se que o processo da secagem seja bem realizado, a humidade é a principal inimiga do armazenamento.
Guarde-as em local seco, arejado e sombrio, penduradas ou estendidas em tabuleiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário