Prevenção do míldio

Prevenção do míldio
O míldio é uma doença das plantas causada por fungos . O seu tratamento é difícil e a melhor forma de controle passa pela prevenção.
É uma das doenças que mais quebras provoca nas produções.

O míldio é originado por vários tipos de fungos., que apresentam uma propagação muito rápida, pela facilidade em que têm de produzir as esporas.
O fungo do míldio sobrevive como micélio nos restos das plantas e é facilmente disseminado pelo vento e pela água.

Condições favoráveis ao míldio


O fungo do míldio é um patogénico que é favorecido pela humidade relativa superior a 90º e por uma temperatura entre os 10º e os 25º. Estas duas associações criam as condições ideais para o desenvolvimento da doença.
As temperaturas acima dos 30º, não são favoráveis à doença, no entanto este agente patogénico mantém-se vivo e assim que as condições voltam a ser favoráveis ele reinicia o seu ciclo.

Sinais do míldio

Sintomas e danos do míldio


Inicialmente a doença manifesta-se nas folhas, surgem umas manchas oleosas que vão evoluindo até adquirir um aspeto acastanhado, enrugado e seco.
Com a evolução da doença o pecíolo e o caule também acabam por ser afetados.
Na parte inferior da folha podem surgir uns esporos brancos que representam o corpo vegetativo do fungo.
Nos frutos a doença caracteriza-se por uma mancha marmorizada acastanhada que acaba por invadir todo o fruto e leva a podridão do mesmo.

Como prevenir o míldio


Escolha variedades mais resistentes à doença.
Facilite a ventilação ao redor da planta.
Elimine os resíduos das plantas, dado que estes além do míldio podem disseminar outras doenças.
Faça tratamentos com um fungicida preventivo.
Plantas muito azotada são mais suscetíveis de adquirir esta doença.

Tratamento do míldio


Elimine todas as parte afetadas com uma tesoura de poda bem afiada.
Não aproveite os detritos para a compostagem, porque infetaria todo o composto.
Finalizado o trabalho. desinfete com álcool a tesoura de poda e qualquer outra ferramenta que tenha usado.
A melhor maneira de combater o míldio é na forma preventiva com fúngicidas preventivos. Quando a doença se encontra instalada, recorra ao tratamento com um fungicida curativo, peça aconselhamento personalizado numa loja especializada. Se preferir os meios naturais experimente a calda de cavalinha, ela atua contra vários tipos de fungos: (Calda de cavalinha contra doenças fúngicas e insetos)

5 comentários:

  1. Não existe medicamento específicos para combater com o míldio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, existem muito produtos especificos para o mildio no mercado, existen fungicidas preventivos e fúngicidas curativos. O ideal é dirigir-se a uma loja de pecucuária e pedir aconselhamento. O produto indicado vai depender da cultura e do estado de evolução da doença.

      Eliminar
  2. Só tenho 2 pés de videira, em lados opostos do telheiro. Uma delas dá apenas 3/4 cachos de uvas óptimas sem doenças. A outra carrega de cachos minúsculos carregados de um pó branco-acinzentado impossíveis de comer. Este pó será míldio? Nunca usei tratamentos químicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelas caracteristicas eu ariscaria botytris conhecida como podridão cinzenta. Como meio natural, sugiro que esperimente a calda de cavalinha.

      https://batatadoceira.blogspot.com/2018/04/calda-de-cavalinha-doencas-fungicas-e.html

      Eliminar
    2. Sim é uma doenca de fungos tratar com produtos caseiros.leite de magnésio duas 🥄 para 1 litro de água.ou químico com fungicida Collins

      Eliminar