Lesmas e caracóis, como se livrar deles

Lesmas e caracóis, como se livrar deles

Os caracóis e as lesmas são uma grande dor de cabeça para os amantes de jardinagem, da noite para o dia dizimam uma plantação. Alimentam-se principalmente durante a noite, os seus estragos podem ser parciais ou totais, levando mesmo à morte da planta.

Os  lugares mais húmidos  e sombrios são normalmente a escolha destes moluscos que também são vistos em dias nebuloso e chuvosos durante o dia. São hermafroditas, ou seja têm os dois órgãos reprodutores. Chegam a pôr mais de 400 ovos por ano. Os caracóis podem viver até 12 anos e as lesmas só alcançam os dois anos.

Controlar esta praga com produtos pesticidas é a forma mais fácil e eficaz, mas nem sempre é a escolha de eleição por não ser amiga do meio ambiente. Erradicar por completo a praga é sempre difícil, seja com veneno para caracóis seja com soluções caseiras naturais, mas é possível reduzi-la significativamente com algumas medidas

Como controlar lesmas e caracóis


Apanha manual de caracóis: A apanha manual consiste em apanhar manualmente as lesmas e caracóis, os quais poderão ser destruídos ou servirem de alimento ás galinhas. No caso dos caracóis ou poderão ser utilizados como um delicioso petisco, isto claro de estiverem isentos de agrotóxicos.
Para esta operação a utilização de iscas atrativas pode acelerar a coleta. Embeber 1 pano em leite ou cerveja e ao anoitecer colocá-lo junto ao local pretendido, preferencialmente junto ás plantas. Na manha seguinte recolhem-se as lesmas e os caracóis.

Aplicar barreiras naturais para caracóis e lesmas: Coloque à volta da planta cinza de madeira, borras de café, cascas de ovo trituradas ou cal. Estes materiais provocam irritação ou desidratação nas lesmas e caracóis. Porém esta técnica deve ser repetida todas as semanas e em caso de chuvas as cinzas e a cal não são muito viáveis. A cal deve ser usada com moderação, pode desequilibrar o pH do solo. Já as cascas de ovo moídas podem ser postas em qualquer altura e aínda fornecem cálcio  e outros nutrientes que vão enriquecer o solo. (Uso da casca de ovo na horta)

Armadilhas naturais para caracóis e lesmas: Enterrar um recipiente ao nível da terra e enche-lo com cerveja. As lesmas e os caracóis são atraídos pelo odor da cerveja, caiem no recipiente e morrem afogados. Verificar regularmente estas armadilhas e caso seja necessário acrescentar mais cerveja.

Colocar vasos de cerâmica invertidos na horta: As lesmas e os caracóis tendem a procurar abrigo em locais sombrios. Um vaso ou outro tipo de objeto semelhante invertido na horta e ligeiramente inclinado tende a ser uma armadilha perfeita. Deve ter o cuidado de o inspecionar todos os dias e retirar os moluscos manualmente.

Sal contra caracóis e lesmas: Há quem espalhe sal no quintal para matar lesmas e caracóis e na realidade funciona bem, o sal provoca a desidratação e consequentemente a morte destes moluscos. Mas têm uma grande contra indicação, o excesso de sal provoca a salinização do solo e torna-o improdutivo.

Controle de formigas
Mosca da fruta
Lagarta das couves

1 comentário:

  1. Pois eu conheço outra solução:
    Usem garrafa de 1,5L ou garrafão de 5L. Tirem o fundo e cortem na vertical para abrir e poderem abraçar a árvore. Tem de ficar abaixo do garfo. Toda a zona abaixo do garfo será desramada naturalmente pelas lesmas e caracóis (menos um trabalho). Não saem pelo gargalo por estar fechado, e não dão a volta! Ou seja, no dia a seguir podem ir buscar as lesmas e deixar os caracóis crescer para o Verão.
    Bom proveito
    Tânia

    ResponderEliminar